DIPLOMA

ROTEIRO PARA SOLICITAR A EXPEDIÇÃO DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO*

*Apenas para quem já colou grau na cerimônia oficial da FACC, realizada semestralmente pela Diretoria e pela Secretaria Acadêmica de Graduação.

Por favor, leia atentamente todo o conteúdo desta página, inclusive as observações.


1ª VIA:


Enviar para o e-mail secretaria@facc.ufrj.br os seguintes documentos coloridos em PDF (não são aceitos documentos em formato JPEG).

  • Certidão de nascimento ou casamento (inclusive verso, se tiver);
  • Documento oficial de identidade, atualizado e com foto (inclusive verso, se tiver). Em substituição ao RG, aceitamos CNH, Passaporte e Carteira de trabalho, desde que tenha foto;
  • CPF (apenas caso não conste o nº do CPF no seu documento de identidade). Neste caso, recomendamos que nos envie a versão nato digital do CPF, ou seja, com autenticação eletrônica, versão esta que pode ser facilmente emitida no site da Receita Federal - www.receita.fazenda.gov.br);
  • Certidão de quitação eleitoral, disponível na página do TSE, atual, ou seja, emitida após as ultimas eleições;
  • Título de eleitor (recomendamos o envio da versão digital, que pode ser gerada no seguinte link: https://www.justicaeleitoral.jus.br/titulo-eleitoral/). No entanto, se você enviar a Certidão de Quitação Eleitoral, não precisa enviar o Título de Eleitor;
  • Certificado/diploma de conclusão do Ensino Médio, inclusive verso, se tiver; Obs: Não é válido declaração ou certidão de conclusão do Ensino Médio. Só são aceitos Certificado ou Diploma. Outra observação: No caso de colégios extintos por qualquer causa, procure a Secretaria Estadual de Educação, no Setor de Inspetoria Escolar;
  • Diário Oficial contendo a publicação da sua conclusão do Ensino Médio (Apenas se tiver se formado entre os anos de 1985 e 2015, em colégio localizado no estado do RJ e que não seja federal. Caso a informação do Diário oficial já conste no verso do certificado/diploma, não precisa enviar.)
  • Certificado de reservista ou de dispensa (apenas para homens até 45 anos);
  • Requerimento de expedição de diploma devidamente preenchido (trata-se de um formulário PDF editável, basta preenchê-lo, mas não coloque acentos).  Para assinar o requerimento, vc deve imprimir, assinar e digitalizar o requerimento ou, preferencialmente, utilizar o assinador digital gratuito, disponível em https://www.gov.br/pt-br/servicos/assinatura-eletronica
  • Nada consta da biblioteca (documento emitido pela Biblioteca que comprova não dever livros a UFRJ); Obs: Alunos que colaram grau de 2020 em diante estão desobrigados de apresentar este "nada consta". Nestes casos, favor informar no e-mail que está deixando de enviar o nada consta, pois colou grau de 2020 em diante.

Caso você tenha obtido DISPENSA DE DISCIPLINAS, ou seja, tenha cortado disciplinas quando ingressou no curso, deverá enviar também os seguintes documentos:
  • Histórico da Instituição de Ensino Superior onde foram cursadas as referidas disciplinas cortadas;

Caso você tenha obtido EQUIVALÊNCIA de disciplinas (ou seja, tenha cursado durante a graduação, disciplina equivalente em outro curso), deverá enviar o documento abaixo, devidamente preenchido:






O e-mail será recebido e respondido assim que possível por um dos servidores da equipe da Secretaria Acadêmica da FACC/UFRJ.

 



OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:



- Não aceitamos documentos em JPEG. Todos os documentos devem estar em formato PDF e individualizados;

- Os documentos digitalizados devem ser exclusivamente os originais (ou suas cópias autenticadas).
Eles devem estar legíveis, individualizados, com verso e sem cortes.

- Não se esqueça do verso dos documentos;

Os documentos devem estar 100% legíveis, inteiros e em posição de leitura. Caso seus documentos estejam muito claros, escuros, virados de lado, de cabeça para baixo, ou faltando partes, por favor corrija a imagem antes de enviar;

- Caso não possua algum documentos original, aceitamos o envio de cópia autenticada em cartório;

- O assunto do e-mail deve ser obrigatoriamente o seguinte: SOLICITAÇÃO DE EXPEDIÇÃO DE 1ª VIA DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO

- Não envie o e-mail faltando algum documento. Aguarde para enviar o e-mail quando estiver de posse de toda a documentação;

- Os arquivos devem estar devidamente nomeados, por exemplo: 

DOC. IDENTIDADE - FULANO DE TAL 
CERTIDÃO NASCIMENTO - FULANO DE TAL
TITULO DE ELEITOR - FULANO DE TAL











MAIS OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:



PRAZO: O fluxo depende do formando, da secretaria acadêmica da Unidade, da Divisão de Diplomas/PR-1 e do deslocamento do processo pelos diversos pontos da Universidade. Avisaremos via e-mail quando o diploma estiver disponível para retirada. No momento estamos contando com poucos servidores administrativos, o que torna o processo mais demorado. Após a apresentação dos originais, forneceremos número e link para acompanhamento do processo.


URGÊNCIAS: Parra saber quais casos são considerados como urgentes, acesse o link abaixo. Caso o seu caso se enquadre em uma das condições, envie o comprovante de urgência para a secretaria (secretaria@facc.ufrj.br) quando abrir o processo ou até mesmo caso o processo já estiver tramitando: https://xn--graduao-2wa9a.ufrj.br/index.php/faq-dip


RETIRADA: O diploma deverá ser retirado pelo próprio interessado, mediante a apresentação de um documento oficial de identidade. A retirada pode ser feita por um representante (procurador), desde que ele apresente uma procuração. Além da procuração, o procurador deve apresentar uma cópia de um documento oficial de identificação do aluno e do procurador, documentos estes que ficarão retidos junto à referida procuração. Para modelo de procuração, clique aqui.





2ª VIA:


Para 2ª via do diploma, basta seguir o mesmo procedimento para a 1ª via (acima indicado), porém é necessário enviar também os documentos abaixo:


  • Página de jornal de grande circulação onde esteja publicada a perda/extravio do seu diploma, ou;
  • Registro de extravio de documentos, feito na Delegacia de Polícia, ou;
  • Registro de ocorrência de policial, em caso de roubo. 

OBS: A 2ª via do diploma de graduação poderá ser expedida tanto por motivo de extravio como por dano do original. No caso de dano, o diploma danificado deverá seguir junto com o requerimento.

OBS²: Use o seguinte assunto no e-mail: SOLICITAÇÃO DE EXPEDIÇÃO DE 2ª VIA DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO

OBS³: Disponiblizamos um MODELO de publicação de perda/extravio de diploma.



RECONHECIMENTO DE FIRMA



O Portal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro disponibiliza ferramenta para pesquisa de abertura de firma. É possível realizar a consulta pelo nome.

Clique aqui para consultar onde determinada pessoa física possui Firma aberta.

De qualquer forma, sabemos que as firmas dos servidores da Divisão de Diplomas e dos Reitores/Vice-Reitores/Pró-Reitores que assinam os diplomas estão registradas nos endereços a seguir:


  • Para os diplomas REGISTRADOS até o ano de 2015: 23º Ofício de Notas, localizado na Travessa do Ouvidor, 15 – Centro – Rio de Janeiro, RJ.
  • Para os diplomas REGISTRADOS de 2016 em diante: 10º Ofício de Notas, localizado na Avenida Nilo Peçanha, 26 – Centro – Rio de Janeiro, RJ.

Para saber em qual cartório está registrada a firma dos Diretores da FACC, veja a relação abaixo:

Antonio José Barbosa:
22º Ofício - R. Sen. Dantas, 39 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20031-203 - Telefone: (21) 2544-0277
32° Ofício de Notas da Capital. - Rua das Laranjeiras 29 sala 216 - Laranjeiras Mall - Tel 3826-1842.

Eliane Ribeiro Pereira – 10º Ofício de Notas - Av. Nilo Peçanha, 26

Angelo Maia Cister – 23º Ofício de Notas Av. Nilo Peçanha, 26 - 2ºandar

Aracéli Cristina – 10º Ofício de Notas - Av. Nilo Pecanha, 26 - Loja B (Centro)

Samuel Cogan - 13º Ofício Av. Rio Branco, 135 3º andar

Antonio Dias Leite Junior – 14º Ofício de Notas – Visconde de Pirajá, 550 Subsolo – Ipanema

José Roberto Dourado Mafra - 18º Ofício de Notas, Estrada do Galeão, 2315, G - Ilha do
Governador.

Ana Carolina Pimentel Duarte da Fonseca - 5º Ofício de Notas - R. Real Grandeza, 193 - Botafogo, Rio de Janeiro - RJ

Maria Cecília de Carvalho Chaves - 5° Ofício de Notas de Botafogo, Rua Real Grandeza, 193.

Guilherme Pichinine de Carvalho, Diretor da DRE: 10º Ofício de Notas, localizado na Avenida Nilo Peçanha, 26 – Centro – Rio de Janeiro, RJ.




Caso o Diretor da FACC que assinou o seu diploma não esteja na lista acima, escreva para: diretoria@facc.ufrj.br

Ou, como dito acima, acesse o Portal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro para consultar onde determinada pessoa física possui Firma aberta. Clique aqui.







DIPLOMA DE DIGNIDADE ACADÊMICA



A Pró-Reitoria de Graduação promove anualmente uma cerimônia para entrega dos Diplomas de Dignidade Acadêmica aos alunos que concluíram seus cursos de graduação, obedecidas as disposições da Resolução do Conselho Universitário nº 04/2011 e de acordo com o seu desempenho escolar.

O Diploma de Dignidade Acadêmica é concedido em diferentes graus. Aos alunos que alcançam, durante todo o curso, coeficiente de rendimento acumulado igual ou superior a 9,5 (nove e meio) é concedido o diploma “Summa Cum Laude”. O grau “Magna Cum Laude” é concedido aos alunos com coeficiente de rendimento acumulado igual ou superior a 9,0 (nove) e o grau “Cum Laude”, aos alunos com CRA igual ou superior a 8,0 (oito). São levadas em consideração as notas de aprovação final do aluno em todas as disciplinas.

Os Diplomas de Dignidade Acadêmica são entregues aos alunos agraciados, em solenidade especial, com a presença do Magnífico Reitor, dos Decanos dos Centros da Universidade, além dos Pró-Reitores e Diretores de Unidades da UFRJ.

A Pró-Reitoria de Graduação está imbuída do espírito de manter esta premiação e criar, apoiar e incentivar outras iniciativas voltadas para o reconhecimento do esforço, da dedicação e do desempenho de nossos estudantes de Graduação.

A solicitação de análise do desempenho escolar deverá ser feita de acordo com as instruções disponíveis no link abaixo:


Obs: Este diploma independe do diploma normal, o qual deve ser requerido à Secretaria Acadêmica, conforme o texto disponível no topo desta página.


Principais cuidados com o diploma:


  • Assinar a cédula do diploma com caneta nanquim de cor preta;
  • Não dobrar; 
  • Não molhar; 
  • Não plastificar; 
  • Não perfurar, grampear ou prendê-lo com clipes; 
  • Não colar adesivos; 
  • Não deixá-lo exposto ao sol; 
  • Evitar contato com areia, umidade e produtos químicos; 
  • Evitar atritos e contato com superfícies que possam danificá-lo; 



VERIFICAÇÃO DE AUTENTICIDADE DE DIPLOMA


Orientações da Divisão de Diplomas da UFRJ sobre como proceder para verificar a autenticidade de um diploma:


Para diplomas emitidos a partir de 2001, com o número do processo de
diploma iniciado por 23079, que se encontra no verso do diploma dentro
do quadro do registro, todos os dados do registro podem ser consultados
no link: https://app.pr2.ufrj.br/sistemas/appAutenticidade

Atente para o fato de que o ano no sistema de consulta deve ser digitado
com 4 dígitos e no diploma ele aparece com dois dígitos. Por exemplo: no
caso de aparecer no diploma 23079.XXXXXX/01-78, deverá ser digitado
XXXXXX200178 e clicar no botão de busca.

Caso o diploma seja de data anterior ou por algum motivo não consigam
fazer a verificação, basta  enviar em PDF a cópia de frente e verso
do diploma para diplomas@pr1.ufrj.br para que verifiquemos em nossos registros. Aproveito para informar que a conferência não é imediata, sendo disponibilizado o link com o intuito de tornar a informação mais acessível e rápida.


 




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